Com intuito de contribuir para possíveis estratégias e estabelecimentos de novas práticas de circulação e formação de público, o Projeto publicadores se iniciou com uma pesquisa acerca do cenário atual da publicação independente no Brasil e região latino-americana.

A pesquisa foi realizada entre julho e agosto de 2016 e a formulação do questionário foi um processo experimental em grupo e de não especialistas. Após muitas discussões, fechamos um longo questionário e fizemos uma chamada online por um mês, divulgando por nossas redes. Recebemos 310 participações, entre elas, 46 de outros países da América Latina.

Olhando para os resultados percebemos o quanto é importante trocar e dialogar entre quem produz, edita e circula arte impressa. O retorno foi enriquecedor e gratificante e temos certeza que é o começo de algo. Entendemos também que houve falhas, e que apesar de uma grande quantidade de respostas, não conseguimos abraçar completamente a diversidade. Quais seriam as soluções para atingir um panorama mais diverso? Questões como essa são, no fim, o intuito deste impresso, que oferece gráficos e uma pequena análise. Não fomos em direção a verdades ou explicações, mas na abertura de problemas, tentando no fim nos conhecer melhor e criar novas possibilidades de conexão.

Os desdobramentos e reflexões acerca da pesquisa e encontro foram compilados na publicação Entre, à maneira de, junto a publicadores, lançada no dia 10 de dezembro de 2016, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Faça o download da publicação no link: Entre, à maneira de, junto a publicadores.

_

Proyecto publicadores buscó comprender el escenario actual de la publicación independiente en Latinoamérica con el objetivo de contribuir a posibles estrategias para el establecimiento de nuevas practicas de circulación y formación de público.

La encuesta (realizada en julio y agosto de 2016) fué destinada a publicadores (artistas, investigadores y editores) y buscó compartir impresiones, comprender el escenario actual de nuestra región, mapear un poco el universo de la publicación independiente en Latinoamérica para entender ese escenario que viene fortaleciéndose en la última década.

Los desarrollos y reflexiones acerca de esta investigación fueron compilados en la publicación Entre, à maneira de, junto a publicadores que se presentó el 10 de diciembre de 2016 en Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Descargar el libro en PDF aquí: Entre, à maneira de, junto a publicadores.

Anúncios